Unica faz parceria com associação indiana de montadoras para elevar uso de etanol no país

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou nesta segunda-feira, 18, a assinatura de memorando de entendimento com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (Siam) durante a missão do governo brasileiro na Índia. O objetivo do acordo, segundo a entidade, é “construir uma agenda integrada para redução de emissões na matriz de transporte veicular” no país.

A Unica destaca, em comunicado, que vem trabalhando com os indianos desde 2019 e que os resultados incluem a elevação da mistura do etanol na gasolina a 20% até 2025 – a expectativa é que a mistura alcance 10% já até o fim deste ano. Além disso, o país começará no segundo semestre de 2022 a produzir carros com motores flex fuel, que permitem uso de 100% do etanol.

“Mais do que um parceiro estratégico do Brasil nessa agenda, a Índia tem todas as condições de se tornar um importante player na Ásia na agenda de descarbonização”, afirmou em nota o presidente da Unica, Evandro Gussi.

A missão brasileira na Índia é liderada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e tem por objetivo um trabalho conjunto dos dois países na área de biocombustíveis. Além do ministro e de integrantes do governo, representantes dos setores sucroenergético e automobilístico também estão presentes. A agenda de compromissos vai de amanhã, 19, até sexta-feira, 22.

por: Augusto Decker