ATR

Confira o ATR de Abril 2018.

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar. Atualizado em 31/07/2018

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado. Atualizado em 27/07/2018.

Saiba Mais..

Previsões apontam para um ano de chuvas abaixo da média na Paraíba

André Ricci, da redação do JornalCana


Contudo, se bem distribuídas, as precipitações podem trazer uma safra melhor que a passada

Depois de um 2012 seco, nestes últimos dias, nuvens carregadas se espalham pelo interior do estado levaram a chuva para João Pessoa e algumas cidades no interior e litoral da Paraíba. Contudo, neste mesmo período, a temperatura atingiu os 35ºC, o que aponta que as pancadas de chuva não devem modificar a situação climática da região.
Segundo o meteorologista Mário de Miranda, coordenador do laboratório de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, as previsões apontam para chuvas abaixo da média histórica na Paraíba. Entretanto, como se trata de uma previsão, a situação pode mudar. “As previsões são de que no período de fevereiro a abril ocorram chuvas abaixo da média histórica. Em condições normais, os dados mostram que a estação chuvosa no litoral da Paraíba vai de março a agosto e em alguns anos se estende até setembro, então, vamos aguardar um pouco para ver como se comporta o clima até o início de março”, diz o especialista.

Embora em menor volume, Miranda explica que nem sempre as chuvas abaixo da média significam secas. Para ele, a previsão pode indicar que em alguns meses as precipitações podem ocorrer com maior volume e em outros não, e mesmo assim as chuvas serem razoavelmente distribuídas ao longo do ano.

Em 2012, produtores de cana-de-açúcar de seis estados nordestinos, inclusive da Paraíba, sofreram com perdas de até 35% nos canaviais em função da seca que abalou a região.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda