ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Setor sucroenergético valoriza informações de qualidade para superar a crise

Prova do interesse dos profissionais da cadeia sucroenergética por conhecimento técnico e atualizado é o público numeroso e qualificado que participa dos cinco seminários promovidos pelo Grupo IDEA ao longo do ano

Quem tem informação tem poder. Essa colocação foi muito valorizada pelos profissionais sucroenergéticos no ano de 2013, que investiram na busca por informações de credibilidade com o objetivo de conhecer soluções para melhor embasar a tomada de decisões e assim aumentar a competitividade do negócio e driblar a crise.

O número de participantes nos eventos de qualidade voltados à cana-de-açúcar realizados no decorrer de 2013 foi recorde, pelo menos nos seminários técnicos promovidos pelo Grupo IDEA (Instituto de Desenvolvimento Agroindustrial). Em 2013, os cinco seminários promovidos pela empresa reuniram acima de três mil profissionais vindos de 18 estados brasileiros e cinco países da América Latina, representando mais de 240 unidades produtoras e 150 empresas fornecedoras, cooperativas, e instituições de pesquisa e ensino. Foram mais de 70 horas de programação técnica. A credibilidade dos eventos e a aceitação do público-alvo atraíram o interesse de 42 empresas patrocinadoras.

Consultoria agronômica com quase 20 anos de atuação na agroindústria sucroenergética, o IDEA consegue apurar quais os temas que vão ao encontro das necessidades de seu público, oferecendo em seus eventos soluções para o dia a dia canavieiro. São cinco seminários realizados durante o ano: Seminário de Mecanização e Produção de Cana, que em 2014 chega à 16ª Edição; Herbishow (Seminário Nacional de Controle de Plantas Daninhas na Cana-de-açúcar), que atinge a 13ª edição; Insectshow (Seminário Nacional de Controle de Pragas da Cana), que completa a 10ª edição; o Seminário de Produtividade e Redução de Custos na Agroindústria Canavieira, que também chega à 13ª edição; e o Grande Encontro de Variedades de Cana-de-açúcar, que terá neste ano a sua 8ª edição.

Troca de informações

Para Carulina Oliveira, gerente de Marketing Cultivos Cana de Açúcar, Citros e Amendoim da Basf, é fundamental ter informações externas que possam nortear tomadas de decisões, pois o mercado agrícola é dinâmico. Não depende somente das condições edafoclimáticas, mas também das oscilações econômicas e políticas. “Participar dos eventos do IDEA é uma grande oportunidade de fazer networking, conhecer novos profissionais, encontrar clientes, se informar de forma informal por meio de bate-papo e também de forma técnica através de palestras. E nos espaços cedidos, podemos apresentar para o mercado nossos produtos e soluções.”

“Atualização, hoje em dia, tem que ser diária e todo profissional do setor sucroenergético tem que estar atualizado. Principalmente em mecanização, que é um processo em que temos que estar sempre estudando para encontrar saída para os altos custos operacionais e para tentar sempre produzir mais com menor custo”, afirma José Renato Donadon, coordenador de treinamento da Santal. “Por conta dessa preocupação, para os profissionais do setor é muito importante participar dos eventos do IDEA, principalmente por trazerem tantos temas variados e atuais sobre mecanização e a área agrícola. Além disso, os eventos do Grupo IDEA possibilitam intenso networking, considerando o gabarito e o grande número de participantes”, diz Donadon.

Busca de soluções e prêmio à produtividade
Segundo o engenheiro agrônomo Leandro Rossini, do departamento técnico comercial da Biocontrol, é importante participar dos eventos do grupo IDEA porque neles se reúnem todas as usinas do País. “Nesses seminários, se tem contato com experiências de todas as regiões. Para nós é importante para ganhar novas informações, conhecer novas tecnologias, conhecer novos problemas para ver se podemos superá-los. Esses Seminários agregam ao nosso negócio porque permitem enxergarmos o que, muitas vezes, não estamos nos atentando no dia a dia do nosso trabalho. Além disso, também é válido pelo networking. Todo o público do Insectshow é, na maioria, cliente nosso também.”

“O Grupo IDEA, com todo seu portfólio de eventos, traz muito conhecimento para o setor sucroenergético. Não é à toa que os Seminários fazem parte do calendário anual de eventos do setor. Participar de cada um deles agrega valor, tanto para as empresas como para os profissionais que participam.  Sem dúvida, os seminários que o IDEA organiza têm grande acessibilidade e atingiram respeito muito grande em todo o setor”, diz Dário Sodré, diretor comercial corporativo do Grupo Tracan.

Em 2013, o Seminário de Mecanização do Grupo IDEA completou 15 anos. Na ocasião, a Usina Guaíra recebeu a homenagem de campeã de produtividade agrícola do Brasil, a partir do levantamento da safra anterior feito pelo IDEA. “Essa homenagem é um reconhecimento e vem consagrar o trabalho de toda equipe da Usina”, comemorou Gustavo Villa Gomes, diretor agrícola da Guaíra, que participou do Seminário e recebeu o prêmio. A satisfação das empresas ao receber o prêmio comprova a credibilidade atingida pelo Grupo IDEA tanto na organização dos seminários, como pelas informações que produz.

Vitrine para as entidades de pesquisa
“Acho que é muito importante qualquer evento que venha sociabilizar, divulgar informações técnicas para o setor sucroenergético. O grupo IDEA tem essa capacidade de trazer grandes temas e transformá-los em debates. São seminários importantes porque acabam trazendo para o palco as discussões mais atuais do setor. Na área de variedades, o Seminário do Grupo IDEA é lugar que nós da pesquisa utilizamos para identificar tendências, visões dos produtores, o que eles pensam, práticas de plantio. Também usamos esses eventos para divulgar novas tecnologias. E temos tido oportunidade de divulgar visões de manejo varietal, e não apenas novas variedades. O IDEA tem grande capacidade de reunir importantes temas e levá-los a profissionais de todo o País e até do exterior”, observa Marcos Landell, pesquisador científico do Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas): “É muito importante participar dos Seminários do Grupo IDEA porque nos atualizam sobre o que está sendo feito no setor. No dia a dia do nosso trabalho, estamos vivendo nossas pesquisas, a realidade de nossa instituição. Mas nesse tipo de evento encontramos outras pessoas ligadas ao setor, ficamos sabendo das necessidades de quem trabalha com produção, ficamos sabendo o que outros órgãos de pesquisa estão desenvolvendo. Como recém formado, participar do Seminário do IDEA é importante porque temos contato com o mercado, um ambiente fora do espaço acadêmico e da teoria. Temos nesses eventos a visão da parte prática, conseguimos expandir o nosso conhecimento do teórico para o prático e unir as duas coisas e conseguimos crescer ainda mais profissionalmente”, diz Roberto Chapola, engenheiro agrônomo e pesquisador da RIDESA/UFScar (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético – UFScar), que é uma das inúmeras “caras” novas que têm participado dos eventos do Grupo.

Divulgar soluções inovadoras
O seminário que abre a programação de eventos do Grupo IDEA é o Seminário de Mecanização, em março. Mais antigo dos eventos da empresa, este seminário já se tornou referência em mecanização na cultura canavieira. Para Fábio Balaban, especialista de marketing de produtos para cana da CASE IH, isso acontece porque o formato dos seminários do Grupo IDEA fortalecem o setor sucroenergético, principalmente pelos compartilhamentos de processos e práticas realizadas pelas usinas, fabricantes de equipamentos e instituições de pesquisa, com foco em redução de custos de processos agrícolas, aumento de performance e preservação do meio ambiente. “Para nós, da CASE IH, participar destes eventos fundamentam a proximidade da empresa em estar cada vez mais próximos dos clientes e poder contribuir com soluções inovadoras para operações agrícolas, garantindo alta performance dos equipamentos e redução de custos. Aliado a isso, as discussões e debates nos ajudam a elencar as principais tendências do setor e contribuir cada vez mais com o sucesso e satisfação dos clientes”, afirma.

“Os eventos do Grupo IDEA, em especial o Seminário de Mecanização, é o grande palco que temos hoje e o grande fórum de discussão de tecnologia, de mercado e de tendências. O IDEA conquistou um respeito tão grande por parte dos fornecedores de insumos e pelo público alvo (usinas, técnicos, fornecedores) que tudo que vai se lançar e se tem de novidade é represado para chegar na terceira semana de março, na boca da safra, e ser apresentado de forma aberta, transparente, democrática e direta. O ano canavieiro no Centro-Sul começa com o Seminário de Mecanização. E isso foi conquistado pela própria credibilidade que o IDEA tem junto ao setor e pela época em que o evento ocorre, logo às vésperas da safra, além de ser organizado em Ribeirão Preto. Isso quer dizer que o estouro da boiada quem dá é o Dib com seu Seminário”, diz José Luis Coelho, diretor de marketing e de vendas da Colorado Máquinas, concessionária dos equipamentos da John Deere.

Confira a programação dos Seminários no IDEA para 2014 acessando: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/programe-se-para-os-eventos-de2014


Fonte: Grupo IDEA

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda