Usina fatura até R$ 60 milhões com etanol de grãos na entressafra

Além de aumentar renda, planta anexa permite aos colaboradores trabalharem o ano todo

Há três anos, a Usimat do Mato Grosso resolveu solucionar seu problema de caixa na entressafra através da produção de etanol de grãos, durante os meses de novembro a abril. O projeto de Vital Nogueira, gerente industrial da Usimat, foi capaz de revolucionar a empresa e agregar valor ao carro chefe da unidade, o etanol anidro e hidratado. “A fábrica fatura bruto em média entre R$ 50 a R$ 60 milhões na entressafra. Assim tenho produto e saio da ociosidade. O negócio mudou diretamente o caixa da usina”, ressalta.

A empresa iniciou com uma produção teste de 11 mil toneladas cereais, ou seja, milho e sorgo granífero, que geraram 4,09 milhões de litros. Nesse período a moagem de cana estava em 439 mil toneladas e 37 milhões de litros de etanol de cana. Para 2014/15, a moagem de cereais está estimada em 120 mil toneladas e 45 milhões de litros. A safra de cana 2014/15 está prevista em 900 mil toneladas e 74 milhões de litros de etanol.

Vital Nogueira afirma que a planta flex em anexo a usina utiliza caldeira, geração energia, sistema de resfriamento, destilação, fermentação e laboratório e se for montada em anexo a usina, gera economia e renda extra. “A ideia é tirar a ociosidade e agregar valor aumentando a receita da empresa. Hoje desloco meus operadores para a fábrica de etanol de grãos na entressafra, proporcionando assim trabalho o ano todo. Com isso, todos ficaram mais felizes”, diz.