Usina Pumaty, em Palmares, vai moer nesta safra

Rosa Falcão

Fechada desde 2012, a Usina Pumaty, localizada no município de Palmares, na Zona da Mata Sul, vai retomar a produção na safra deste ano. Um contrato de arrendamento foi fechado nesta terça-feira (9) entre os donos da unidade industrial, a Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (ACFP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana para a produção de etanol.

Durante o período de dois anos, a administração da unidade será compartilhada pelos produtores de cana, através da Cooperativa dos Produtores de Cana (AgroCAn). De acordo com o presidente da AFCP, Alexandre de Andrade Lima, a solução encontrada é uma forma de evitar o prejuízo do excedente de 700 mil toneladas de cana dos produtores independentes da Mata Sul.

Com o fechamento de mais duas usinas (UnaAçúcar e Pedroza), este ano, os fornecedores de cana não
terão usinas para moer nesta safra. A expectativa é moer 550 mil toneladas de cana na Pumaty para produzir álcool. Segundo Andrade Lima, a cooperativa AgroCan está viabilizando a antecipação de financiamento junto às instituições financeiras para iniciar a moagem, a partir do dia 10 de outubro.

O contrato de locação da unidade fabril prevê o repasse de 2% do faturamento para a conta-depósito do processo de recuperação judicial da usina. "A ação garante o pagamento da cana dos fornecedores depois de processada na usina. Estamos fazendo de tudo para evitar o prejuízo maior para aqueles produtores que não têm para onde escoar a matéria-prima", diz Gerson Carneiro Leão, presidente do Sindicape. Ele acrescenta que existe um projeto para a reabertura das usinas Pumaty e Cruangi em negociação com o governo do estado.