ATR

Confira o ATR de Abril 2018.

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar. Atualizado em 13/06/2017

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado. Atualizado em 24/11/2017.

Saiba Mais..

MT: Uso de grãos para produção de etanol aumentou mais de 200%

Foram produzidos 818 milhões de litros de etanol de cana de açúcar. Devem ser produzidos 1,13 bilhões de litros de etanol nesta safra em MT.
A moagem da cana-de-açúcar em Mato Grosso atingiu 12,6 milhões de toneladas de março a setembro. Segundo o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do estado de Mato Grosso (Sindalcool/MT), até o mês de setembro, o estado produziu 818 milhões de litros de etanol e 340,5 milhões de toneladas de açúcar, originados da cana-de-açúcar. O esperado para toda a safra é que sejam produzidas 16,7 milhões de toneladas de cana, que devem gerar 1,06 bilhão de litros de etanol.
O estado ainda tem a produção de etanol derivada de grãos, como o milho e o sorgo, e de acordo com Jorge dos Santos, diretor executivo do Sindalcool, já foram produzidos até o mês de setembro 26 milhões de litros de etanol proveniente de 46 mil toneladas desses dois grãos, diante dos esperados 66 milhões de litros de etanol de grãos para este ano.
Até o fim da safra em Mato Grosso, devem ser destinadas 144 mil toneladas de grãos para a produção de etanol, registrando um crescimento de 213,04% em relação a 2013, que moeu 46 mil toneladas de grãos com esse objetivo.
“O grande crescimento da produção de etanol pelos grãos se torna viável, uma vez que a cana-de-açúcar precisa de 18 meses para estar pronto para colher e o milho precisa de quatro meses de maturação, além de admitir estocagem por um bom período. Já a cana, logo após ser colhida, precisa que ser levada para a indústria”, explica dos Santos.
Na região oeste de Mato Grosso, estão as três maiores usinas de cana-de-açúcar, que ficam nas cidades de Barra do Bugres, Nova Olímpia e Campo Novo do Parecis. A indústria de Nova Olímpia, maior usina do estado, esmaga cerca de 7 milhões de toneladas por ano e já chegou a 60% desse total.
Ao final da safra de 2014, que acaba em março de 2015, o Sindalcool estima uma produção de 1,13 bilhões de litros de etanol, provienientes tanto de cana-de-açucar como de grãos. Mato Grosso tem um consumo atual de 600 milhões de litros de etanol, ocasionando um superávit de 513 milhões de litros, que é exportado para outros estados.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda