Reabertura da Usina Pumaty movimenta economia local

Em entrevista a equipe de reportagem da Nova Quilombo FM, o Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, o Sr.Aldo Santos, falou sobre as mudanças que ocorrerão na economia  regional ,em virtude  da reabertura da Usina Pumaty. Ele falou que para que o processo ocorresse,foi preciso entrar em acordo com o Sindicato dos Fornecedores de Cana, a Associação dos Fornecedores de Cana,o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também com a Prefeituras da região e o Governo do Estado. O IPA (Instituto Porto Alegre) também está ofertando a sua contribuição, ficando responsável por fazer a melhoria das estradas.
O interesse principal na verdade, é movimentar a economia local em todos os setores, visto que com o fechamento da Usina, o comércio paralisou, não apresentando crescimento favorável. De acordo com o secretário, o pagamento dos primeiros quinze dias de trabalho já gerou uma motivação nos trabalhadores que se sentiram esperançosos em ver um pátio industrial de tamanha importância, voltando a funcionar.
Também foi mencionada a parceria com o Programa “Com Fertilizante”, criado há cinco anos, que foi utilizado na última safra. Logo, os fornecedores que hoje estão fazendo a distribuição da cana -de- açúcar, são frutos deste programa, que é uma parceria com o Governo do Estado.
Há também uma discussão em pauta com a AGROCAN (Cooperativa do Agronegócio da Cana de Açúcar), que assumirá este novo empreendimento, para resolver como darão início a produção do açúcar.
O Sr Gerson Carneiro Leão, presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco, também cedeu entrevista e falou sobre a contribuição da região com o imposto ICM ao Estado. De acordo com ele, o valor pode chegar a 150.000(cento e cinquenta mil reais) por dia ,variando de acordo com a quantidade de caminhões que transportam o álcool:
-“O sonho tornou-se realidade”, afirmou.
O Gerente Geral da AGROCAN, Reginaldo Moraes, também deu sua contribuição. Ele falou da alegria de poder estar participando do processo de reabertura da Usina Pumaty,enfatizando que ainda há muito para se fazer. Segundo ele,o valor injetado na economia local neste início equivaleu a mais de um milhão e meio de reais. Em relação  ao pagamento dos trabalhadores e fornecedores relativo a próxima quinzena,afirmou que a quantia já está depositada em conta. Moraes encerrou dizendo que, se todos estiverem dispostos a agir com seriedade e respeito,o projeto fluirá como o esperado.