Usina Vertente tem recorde de moagem

Usina, localizada no interior de São Paulo, atingiu a marca de 2 milhões de toneladas de cana moída

A Usina Vertente, localizada em Guaraci, interior de São Paulo, registrou moagem recorde na safra 2014/15 com a marca de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A usina é parceria entre Guarani, empresa controlada pela cooperativa agrícola Tereos, e o Grupo Humos, representada por Hugo Cagno.

De acordo com Hugo Cagno, a Vertente está em sua 11ª safra e que a média de moagem por ciclo sempre foi de aproximadamente 1,6 milhão de tonelada. “No ano passado, iniciamos um plano de expansão na usina e, em 2014, atingimos o nosso recorde. Esses 2 milhões de toneladas contemplam 65% de cana de fornecedores e 35% de cana própria”.

Para ele a falta de chuva afetou significativamente a produtividade, mas houve uma boa recuperação que contribuiu para a retomada de estabilidade. A produção da unidade na safra foi de 100 mil toneladas de açúcar, cerca de 12 milhões de litros de álcool e 129 mil megawatts de energia cogerada. Para a safra 2015/16 a expectativa de usina é atingir a marca de 2,2 milhões de toneladas de cana moída.

Certificação Bonsucro

Em outubro, a Usina Vertente recebeu a Cerificação Bonsucro, que reconhece a adequação das práticas de produção do açúcar e etanol aos pré-requisitos estabelecidos para as esferas legais; de meio ambiente: biodiversidade e impacto ao ecossistema; direitos humanos; qualidade e melhoria contínua, entre outros. A usina já é certificada ISO 9000; 14000 e 22000 FSCA.

A conquista dessa certificação foi precedida por um processo de auditoria cuidadoso, conduzido por uma auditoria independente. A avaliação certifica a sustentabilidade da operação da empresa e a gestão e modelo de negócios. As empresas certificadas ainda têm seus produtos enquadrados em diferentes requisitos de qualidade e são reconhecidas por países da União Europeia, que seguem a Política de Combustíveis Renováveis.