Cana Energia será um dos temas do 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar

Um assunto que tem chamado cada vez mais atenção nos últimos anos do setor sucroenergético é a Cana Energia. Trata-se de uma opção de aumento da produção de biomassa para as usinas e que pode revolucionar a atividade canavieira. Agora o produtor poderá produzir açúcar com cana-de-açúcar e energia com Cana Energia.
Enquanto uma variedade convencional de cana-de-açúcar tem, aproximadamente, 13% de fibra e até 17% de açúcar, as variedades de Cana Energia têm perto de 26% de fibra, além de cerca de 8% de açúcar.
Por suas características, a Cana Energia é mais própria para a produção de energia elétrica e etanol de segunda geração, constituindo-se numa nova oportunidade para o produtor de cana-de-açúcar.
No 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, José Bressiani, diretor agrícola da GranBio – empresa que instalou em Alagoas a primeira planta de etanol de segunda geração do país -, fará uma palestra específica sobre essa variedade de cana (“Cana Energia, uma nova opção para os produtores”).
No evento ele falará sobre a primeira variedade de Cana-Energia da empresa. "Ela possui o dobro do teor de fibra e de massa verde encontrada nas variedades de cana-de-açúcar tradicionais. Terá, ainda, maior longevidade, cerca de 10 cortes, e resistência média a pragas e doenças", diz Bressiani.
Para 2020, a GranBio já espera possuir outras variedades de Cana-Energia que, segundo Bressiani, possuirão ainda mais fibra, atingirão 15 cortes e contarão com alta resistência à pragas e doenças. "Além disso, suas produtividades (açúcares ton/ha) serão maiores do que as encontradas nas variedades de cana-de-açúcar tradicionais".
Diferentes tecnologias para a produção de cana-de-açúcar e avanços dos processos mecanizáveis serão amplamente debatidos durante o 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, que acontece nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP.
O evento deve reunir aproximadamente 700 profissionais especializados na área, provenientes de vários estados brasileiros e também de outros países. Em paralelo ao seminário, acontece, ainda, a 7ª Mostra de Máquinas e Equipamentos Canavieiros.
Serviço:
18º Seminário de Mecanização e produção de cana-de-açúcar
Data: de 30 a 31 de março
Local: Centro de Eventos Taiwan
Endereço: Rod. Ribeirão - Bonfim Paulista
Bairro: Royal Park
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/18-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar

Fonte: IDEIA Online