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Petrobras Biocombustível tem alta de 35,3% na comercialização de biodiesel no 4º bimestre

A Petrobras Biocombustível teve um aumento significativo da comercialização de biodiesel entre julho e agosto deste ano. No quarto bimestre, a companhia fechou um volume 35,3% maior do que no terceiro bimestre, maio e junho. O resultado é fruto das melhores condições de mercado, com a recente elevação do mandato de biodiesel, bem como da estratégia comercial adotada pela companhia, informou a Petrobras.

As negociações do período resultam no segundo maior prêmio já negociado para a Usina de Candeias desde o início do modelo de comercialização direta, iniciado em janeiro do ano passado. Com isso a perspectiva é de margem de contribuição positiva pela primeira vez no ano."Tivemos resultados acima da expectativa para a comercialização neste quarto bimestre de 2023. O aumento do mandato do biodiesel de 10% para 12%, a obtenção do benefício fiscal na Bahia e a alta qualidade dos nossos produtos em relação aos concorrentes ajudam a explicar esse melhor resultado", disse o presidente da companhia, Rodrigo Leão.

A Usina de Candeias (UBC), ainda segundo a empresa, conseguiu fechar novas comercializações após seis meses sem atividades. Com a etapa de comercialização já concluída, a UBC já se encontra mobilizada para o retorno de suas operações, com previsão de expedição de biodiesel a partir de 1º de julho de 2023.

Pela Usina de Montes Claros, houve comercialização de biodiesel com blend médio esperado de 90% de gorduras animais, matéria-prima cada vez mais almejada em alguns mercados, principalmente Europa e Estados Unidos.

Isso, segundo a Petrobras, colocará a UBMC em patamar de utilização de gorduras muito acima da média nacional e, somado à recente certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), abrirá perspectivas de novos mercados ao biodiesel da Petrobras Biocombustível observando critérios de sustentabilidade, como redução de emissões de gases de efeito estufa e utilização de resíduos.

Broadcast

‎Fiagros: O potencial do agro vai muito além do que o mercado percebe

Anos atrás, quando visitei, pela primeira vez, fazendas no Mato Grosso, tive a oportunidade de conhecer um mundo novo, o universo “agro”, que não era tão grande e ainda estava, em parte, preso à informalidade.

Os produtores rurais mal sabiam controlar a contabilidade. A gente anotava dados financeiros que eles tinham de cabeça e ditavam. Não era simples para o mercado em geral e para o setor financeiro fechar negócios ou aportar recursos porque os dados disponíveis não mostravam, com exatidão, a verdadeira situação de cada produtor rural.

Contudo, o tempo passou, e hoje, o agronegócio é o setor econômico mais pujante do Brasil. Sozinho, representa 25% do PIB, e essa participação tende a aumentar nos próximos anos. E pensar que todo esse crescimento ocorreu com poucos instrumentos de financiamento disponíveis.

No começo era praticamente um: os bancos. E ainda assim, os empréstimos eram feitos, de forma geral, com base no CPF dos produtores, porque as fazendas eram propriedades familiares e não empresariais.


Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda