Usina Estiva supera recorde da safra passada
Foram moídas 18.227 toneladas de cana em 10 de agosto, superando o valor máximo registrado no último ciclo
Em 10 de agosto a Usina São José da Estiva registrou novo recorde de moagem de cana. Neste dia foram moídas 18.227 toneladas de cana. A quantidade superou a melhor marca da safra 2013/14, que foi de 18.154 toneladas de cana esmagada. No dia anterior, o valor também foi significativo, totalizando 17.840 toneladas
De acordo com Edgar Tsunoda, gerente de Área de Manutenção e Utilidades, vários fatores contribuem para este desempenho. “Os bons números são resultado de um trabalho de equipes que estão no Agrícola, na logística e aqui na indústria”, apontou. O tempo firme, que não provoca paradas na retirada de matéria-prima da lavoura, também tem ajudado no ritmo de moagem da indústria.
Mobilização pelo etanol
A esta altura da vida brasileira todos nós já sabemos que o governo federal não planeja e gerencia mal os assuntos energéticos nacionais. Para quem chegou vendendo sabedoria e conhecimento o resultado está abaixo do sofrível e as consequências poderão ser assustadoras, se analisarmos a situação das produtoras e distribuidoras de energia elétrica e as contas que os consumidores terão que pagar nos próximos anos.
Mas se voltarmos os olhos para outro ramo da mesma área vamos confirmar que a inoperância é norma geral, presidida pela incompetência de estabelecer políticas adequadas e necessárias ao desenvolvimento do País. Cito o setor sucroenergético que propiciou ao Brasil o programa mais bem sucedido de substituição de combustível fóssil por combustível renovável no mundo com a oferta de etanol anidro (misturado à gasolina) e hidratado.