ATR

Confira o ATR de Dezembro 2017.

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar. Atualizado em 13/06/2017

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado. Atualizado em 24/11/2017.

Saiba Mais..

O papel do biometano e do biogás de vinhaça para a sustentabilidade da matriz energética

Além de utilizar o caldo, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar para produzir etanol e bioeletricidade, que em 2016 representaram 17,5% de toda a energia ofertada no Brasil, o setor sucroenergético poderá contribuir ainda mais para a segurança e a sustentabilidade da matriz energética nacional ao aproveitar todo o potencial da vinhaça, um subproduto do etanol largamente utilizado como fertilizante na lavoura, para produzir biometano e o biogás. Ou seja, outro tipo de biocombustível e/ou bioeletricidade.

Para o consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), André Elia Neto, trata-se de uma excelente oportunidade diante do aumento na demanda por fontes renováveis no futuro, principalmente por conta das metas de “descarbonização” a serem cumpridas pelo Brasil até 2030 (Acordo de Paris).

O especialista, que no dia 14/09 participou de um workshop realizado pela Associação Brasileira de Biogás e Metano (ABBM) na sede da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas, projeta a contribuição que a vinhaça poderia dar nos próximos 13 anos.

Etanol: Oferta se sobrepõe à demanda e preços recuam


Apesar da demanda aquecida por etanol nos últimos dias, devido à necessidade das distribuidoras de repor estoques, as cotações dos etanóis anidro e hidratado recuaram entre 11 e 15 de setembro.

A pressão veio do aumento da oferta por parte das usinas que precisavam liberar espaço nos tanques.
Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado fechou com média de R$ 1,4355/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) no período, queda de 0,55% frente à semana anterior.

O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro teve média de R$ 1,5837/litro (sem PIS/Cofins), baixa de 1,97% na mesma comparação.



Fonte: Cepea

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda