Especialistas dão alternativa a adoçantes artificiais
Os adoçantes artificiais não são processados no estômago, vão direto para o intestino, onde, podem causar um desequilíbrio na nossa flora intestinal. Açúcares saudáveis, como o mascavo e o demerara, têm mais nutrientes
Imagine um doce que não engorda? Que não deixa aquela culpa na hora de comer? Os adoçantes artificiais surgiram há mais de um século como uma solução para esse dilema e viraram o melhor amigo da consciência tranquila.
“De manhã, eu coloco 30 gotas em uma caneca de café com leite. Na hora do almoço, eu tomo um suco de maracujá com 20 gotas. À tarde, ponho mais 15, 20 gotas em um pote de iogurte natural. À noite, tomo um suco, boto 20 gotas. Então, a quantidade de gotas por dia é bem alta. Morango por exemplo, eu gosto de botar uma gotinha, fica mais gostoso, mais doce. A sensação que eu tenho é que se eu consumir alguma coisa com açúcar, o meu habito está arruinado de tentar ser mais saudável, comer, consumir menos calorias”, conta a gerente de marketing Tathiana Leal.
Mas pesquisadores israelenses concluíram que os adoçantes, ao invés de ajudar no controle ou na perda de peso, podem aumentar os níveis de açúcar no organismo.
Unida, AFCP e Sindicape homenageiam Pedro Eugênio na Norcana
Nesta terça-feira (16), durante a abertura oficial da 3ª Feira de Negócios dos Produtores de Cana (Norcana), em Recife, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) receberá a Comenda de Honra ao Mérito Canavieiro da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida). A premiação é concedida pela entidade de classe a parlamentares que se empenharam em defender a manutenção da cultura agrícola na região. O parlamentar se destacou na Câmara dos Deputados ao conseguir garantir a aprovação de nova subvenção econômica para os canavieiros referente à safra 2012/13. Os dois órgãos pernambucanos do segmento também aproveitarão para homenagear o político no evento. A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado (Sindicape) entregarão placa de reconhecimento pela iniciativa.
A cerimônia da entrega da Comenda ao parlamentar será realizada antes do início da palestra de abertura da Norcana, às 18h, quando o professor da USP, Marcos Fava Neves, reconhecido estudioso sobre o agronegócio com foco na cultura da cana, apresentará os desafios e oportunidades para o setor sucroenergético do NE. O presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima se encarregará de homenagear o político na condição de líder da classe regionalmente, enquanto que o presidente do Sindicape, Gerson Carneiro Leão, representando também a AFCP, homenageará em nome dos plantadores de cana do estado.
Fonte: AFCP