Usina Pumaty, em Palmares, vai moer nesta safra
Rosa Falcão
Fechada desde 2012, a Usina Pumaty, localizada no município de Palmares, na Zona da Mata Sul, vai retomar a produção na safra deste ano. Um contrato de arrendamento foi fechado nesta terça-feira (9) entre os donos da unidade industrial, a Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (ACFP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana para a produção de etanol.
Durante o período de dois anos, a administração da unidade será compartilhada pelos produtores de cana, através da Cooperativa dos Produtores de Cana (AgroCAn). De acordo com o presidente da AFCP, Alexandre de Andrade Lima, a solução encontrada é uma forma de evitar o prejuízo do excedente de 700 mil toneladas de cana dos produtores independentes da Mata Sul.
Sobrará cana em Pernambuco, diz AFCP
Com fechamento de usinas, produtores devem perder parte do investimento com a sobra da matéria-prima
Em 2014, mais duas usinas foram fechadas em Pernambuco (Pedroza – Cortês; UnaAçúcar – Água Preta). Nos últimos anos, outras cinco encerraram suas atividades. O cenário cria um fenômeno único e ameaça a produção canavieira no Estado, podendo sobrar cana no campo por falta de usinas para processá-la.
De acordo com a AFCP – Associação dos Produtores de Cana de Pernambuco, quase um milhão de toneladas não devem ser moídas na Zona da Mata Sul. “Pernambuco dever produzir um pouco mais de 14 milhões de toneladas, mas cerca de 0,8 milhões de toneladas deixarão de ser processadas por falta de usinas na Mata Sul”, revela Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.
Mais Artigos...
- Safra da cana deve encolher 20% na região de Araçatuba
- Carga de energia no Brasil não cresce em agosto com atividade industrial reduzida
- Farelo de milho de usina rende até R$ 700,00/tonelada
- Com recuperação do setor, SP será líder isolado no ranking de máquinas agrícolas
- Vendas de máquinas agrícolas registram queda de 18%