MERCADO VÊ RISCO DE DESABASTECIMENTO DE DIESEL NO BRASIL EM PLENA COLHEITA
Até mesmo os grandes importadores do Brasil estão com dificuldade de importar o combustível pela baixa oferta
A guerra entre Rússia e Ucrânia mudou a dinâmica do mercado internacional de combustíveis. A escassez de oferta tirou de cena os pequenos importadores no Brasil, e até mesmo as grandes empresas sentem a redução de oferta de produtos, especialmente no segmento de óleo diesel.
O cenário reflete o apetite da Europa em fazer estoques para evitar apagão no caso de um corte de gás mais intenso da Rússia, já que o diesel pode ser um substituto para o gás. A maior parte desses estoques é comprada dos EUA.
Para trazer diesel para o Brasil, o importador hoje tem de pagar caro, e já aconteceu de nem assim encontrar o produto, afirmou Nelson Ostanello, presidente no Brasil da Greenenergy, maior distribuidora de combustíveis do Reino Unido que tem escritório no Brasil.
“A Europa está pegando diesel do mundo todo. Mais de 50% do diesel consumido na Europa tem origem russa, temos no momento um problema seríssimo de abastecimento de diesel”, disse Ostanello.
PRESIDENTE DIZ QUE ESPERA REDUÇÃO DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
O presidente Jair Bolsonaro espera que a Petrobras siga o mercado internacional e reduza o preço dos combustíveis, após a queda do valor do barril de petróleo.
O preço do barril do petróleo do tipo Brent, o mais comercializado internacionalmente, fechou a cotação do dia a US$ 99. Na semana passada, o barril chegou a custar mais de US$ 139, maior valor em 14 anos, o que levou a Petrobras a promover reajustes no preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, anunciados na última quinta-feira (10).
“Estamos tendo notícias de que nos últimos dias o preço do petróleo lá fora tem caído bastante. A gente espera que a Petrobras acompanhe a queda de preço lá fora. Com toda certeza, ela fará isso daí”, disse o presidente durante evento de lançamento do novo marco legal da securitização e de garantias rurais, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Mais Artigos...
- CONSUMO DE ETANOL NA PARAÍBA EVITA 387 MIL TONELADAS DE GASES DO EFEITO ESTUFA EM 2021
- USINAS DO NORTE/NORDESTE ACELERAM RITMO DE MOAGEM DE CANA NA 1ª QUINZENA DE 2022
- Tabela Salarial do Trabalhador Rural Canavieiro - PE
- PETROBRAS QUER VENDER DIESEL VERDE COPROCESSADO COM ATÉ 7% DE CONTEÚDO RENOVÁVEL
- BUNGE QUER UM PEDAÇO DE REVENDA DE INSUMOS, MAS MIRA MESMO MAIOR ORIGINAÇÃO DE GRÃOS