ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Guatemala está internacionalizando setor sucroenergético


Atualmente o país possui doze unidades produtoras de açúcar e apenas cinco plantas produzem etanol. Estimativas da Asazgua — Asociación de Azucareros de Guatemala, indicam que 70% da produção de açúcar da Guatemala é para a exportação, e os 30 % restantes são distribuídos para o consumo local. Em relação à produção de etanol, no ano passado, foram produzidos cerca de 200 milhões de litros, com rendimento de 150 milhões de dólares para a economia do país. A maior parte do etanol e do açúcar são utilizados para abastecer o mercado interno, uma pequena parte é exportada todos os anos.

Nenhuma nova unidade produtora de açúcar ou etanol foi anunciada nos últimos anos no país, no entanto para Flávio Castelar, diretor executivo do Apla — Arranjo Produtivo Local do Álcool, a Guatemala, assim como alguns países situados na América Latina, estão aproveitando o bom momento no setor sucroenergético, para comprar unidades fora de seus territórios. “Alguns grupos açucareiros da Guatemala estão internacionalizando suas operações e comprando usinas no México, Equador, Argentina, Nicarágua e até no Brasil. Um exemplo disso, é o Grupo Gloria que possui três usinas no Peru, uma no equador e uma na Argentina, e a Pantaleon que além de operar na Guatemala e alguns países na América Central, também comprou uma usina no México, na região de Vera Cruz”, afirma.

Usinas antecipam moagem por aperto financeiro e preço do etanol

As usinas do centro-sul do Brasil anteciparam o início da moagem na safra de cana 2014/15, devido a dificuldades financeiras, com as empresas buscando fazer caixa e aproveitando os bons preços do etanol no mercado interno atualmente.

O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, disse que “muitas” usinas já iniciaram a moagem, que começa oficialmente em 1º de abril no centro-sul.

“A situação financeira está levando a maior parte das empresas à antecipação de safra. Primeiro pela necessidade de fazer caixa e, segundo, porque os preços do etanol estão atrativos neste momento em que a oferta está muito aquém da demanda”, disse ele em entrevista à Reuters.

O etanol hidratado no Estado de São Paulo superou 1,40 real por litro (em média na usina) nas últimas semanas, sendo negociado no maior valor desde abril de 2011 em termos nominais, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP.

A alta no preço ocorre porque a maioria das usinas ainda está parada, na entressafra de cana.

Mas a Unica estima que até o final de março ao menos 40 usinas já terão começado a moagem, das pouco mais de 300 unidades em atividade na região, que responde por cerca de 90 por cento da produção de cana do Brasil.

Tradicionalmente, no início da safra as usinas dão preferência ao etanol, em detrimento da produção de açúcar, por questões industriais.

Fonte: Reuters

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda