Boletim Sucroalcooleiro analisa evolução do setor
Estudo mostra a evolução da produção e da produtividade da cana-de-açúcar por região produtora, indicando crescimento de produção nas regiões Centro-Sul e Centro-Oeste e redução da produção no Nordeste. Com relação à produtividade, os dados mostram estagnação das regiões em geral. As informações são do Boletim Sucroalcooleiro que analisa dados do Departamento da Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura da primeira quinzena de novembro de 2014, além da estimativa da União da Agroindústria Canavieira (UNICA) para a safra 2014/2015. O estudo mostra dados sobre a produção nacional de cana-de-açúcar, açúcar e etanol até 1º de novembro de 2014.
O boletim foi produzido pelo Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), que conta com a participação de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP. O estudo traz a área total de cana-de-açúcar disponível para colheita na região Centro-Sul e também segmentada por oito estados que a compõem. O boletim aponta que desde a safra 2009/2010 a área disponível no estado de São Paulo segue estagnada enquanto que na região Centro-Sul houve desaceleração na área plantada.
Os dados mostram também a redução da participação de São Paulo na área total disponível para colheita na região Centro-Sul. A queda na participação paulista foi de 10 pontos percentuais, indo de 70% em 2003/2004 para 60% na safra 2013/2014. Segundo o boletim, os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso de Sul e Paraná foram responsáveis pelo crescimento da área disponível de cana-de-açúcar nas últimas safras na região Centro-Sul.
Leis da subvenção da cana-de-açúcar
Estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia (08/01/15), no Ministério da Agricultura (Brasília) Diretor do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar no Estado de Pernambuco, Flávio Romero, juntamente com Presidentes da Unida (Alexandre Lima), da Asplan/AL (Lourenço), do Sindaçúcar/PE (Renato Cunha) e do Sindaçúcar/AL (Pedro Robério) para um entendimento com nova Ministra do MAPA com relação ao Decreto que regulamenta as leis da subvenção da cana-de-açúcar e do etanol. Porém a Presidenta Dilma só assinará após o crivo dos novos Ministros da Agricultura e da Fazenda.
Até lá todos ficarão no aguardo da liberação da subvenção da safra 2012/13 para 30 mil agricultores.