Queima Controlada
O Sindicato dos Cultivadores de Cana no Estado de Pernambuco comunica aos seus associados que está recebendo as informações das áreas com cana(hectares) onde será realizado o procedimento da queima controlada para regulamentar esta prática junto à Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH.
Informamos que esta autorização será requerida por este Sindicato ao CPRH e deverá ser encaminhada pelo interessado, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
Biocombustíveis: Será que o tanque secou?
Não faz muito tempo, o mundo vivia uma espécie de lua de mel com os biocombustíveis, vistos como alternativa limpa e renovável para substituir os derivados do petróleo. Um estudo da consultoria Bain mostra, porém, que a relação agora está estremecida – e não apenas no Brasil, onde o etanol de cana-de-açúcar vem perdendo competitividade desde que o governo passou a segurar os reajustes no preço da gasolina como forma de conter a inflação.
De acordo com a pesquisa, o consumo mundial de etanol e biodiesel está praticamente estagnado desde 2011. “O mercado de biocombustíveis cresceu vigorosamente de 2003 a 2010, mas de lá para cá a expansão perdeu o ímpeto”, diz Fernando Martins, sócio da Bain em São Paulo e um dos autores do estudo.
A razão disso é que nos países da Europa e dos Estados Unidos os biocombustíveis não mostraram ser competitivos sem incentivos do poder público, e tanto europeus quanto americanos têm sido reticentes em conceder estímulos ao setor. “Em muitos países, os governantes decidiram direcionar os recursos para incentivar o desenvolvimento de outras fontes de energia limpa, como a eólica e a solar”, afirma Martins.