Pagamento de securitização no BB e BNB acaba quinta-feira (30)
Os produtores de cana que têm securitização no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste devem pagar até a quinta-feira (30) da próxima semana. Quem não efetuar o pagamento na data prevista terá o valor acrescido em 100%.
Setor de cana precisa de pacote para se reerguer, diz consultor
Setor precisaria de um novo Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e até 20 anos para ser restabelecido
Com uma dívida de R$ 60 bilhões e 67 usinas em recuperação judicial, o setor sucroenergético precisaria de um novo Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e até 20 anos para ser restabelecido, na avaliação de Marcos Françóia, sócio e diretor da MBF Agribusiness. “O governo é o maior credor, com a dívida dos impostos, e tem de ajudar o setor”, disse Françóia, durante seminário do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise), em Sertãozinho (SP).
O Pesa foi criado em 1998 e os produtores de açúcar e etanol conseguiram prorrogar as dívidas por até duas décadas, com juros de 3% ao ano. “O problema é que muitas empresas não honraram a dívida por incompetência na gestão, e não por problema financeiro”, afirmou o consultor. Portanto, ele considera que a crise financeira de 2008, com mais de 30 usinas em recuperação judicial nos dois anos seguintes, era sistêmica e agravou a situação financeira do já combalido setor produtor de açúcar, etanol e energia.