Governo discutirá aumento do etanol na gasolina
O governo federal convocou uma reunião com representantes do setor produtivo de etanol e da indústria automotiva no dia 21, sexta-feira, às 14h30, em Brasília, para discutir o aumento de 25% para 27,5% na mistura do álcool anidro à gasolina. No encontro o governo deve apresentar os estudos técnicos que mostraram que o aumento da mistura não traz risco para os motores dos veículos, uma exigência das montadoras para concordar com o pleito dos usineiros.
Participarão da reunião comandada pela Casa Civil representantes dos ministérios das Minas e Energia e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. Pelo setor de etanol, estarão presentes lideranças da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e do Fórum Nacional Sucroenergético e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foi convocada para representar as montadoras.
Cruangi poderá reabrir suas portas
A decisão aguarda a homologação do juiz da Comarca de Timbaúba, Pernambuco, José Gilberto
Mais uma usina poderá ser arrendada e voltar a moer na Zona da Mata pernambucana. Trata-se da Cruangi, que está em recuperação judicial e aguarda apenas a permissão de arrendamento da unidade industrial para cooperativas de produtores de cana. A decisão foi aprovada pelos credores da usina Cruangi, localizada em Timbaúba na Zona da Mata pernambucana, em assembleia geral, nesta sexta-feira (7), no Tênis Clube do respectivo município.
Agora a iniciativa aguarda a homologação do juiz da Comarca de Timbaúba, José Gilberto. A decisão dos trabalhadores, bancos, empresas e dos canavieiros, está em sintonia com o plano de recuperação judicial da usina,e visa dar chance à unidade reabrir, para a quitação dos créditos.
Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) explica que há um projeto no governo estadual, defendido pela AFCP e pelo Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado, que foi apoiado pelo ex-governador Eduardo Campos este ano, onde o Estado financiaria o arrendamento de Pumaty e de Cruangi por cooperativas de canavieiros. Lima conta que este mesmo projeto foi apresentado ao então candidato ao governo Paulo Câmara – atual governador eleito em Pernambuco.