GIGANTES DO TRADING DE AÇÚCAR BUSCAM ALGORITMO PARA PREVER PREÇO
As maiores tradings de açúcar do mundo estão recorrendo aos algoritmos para tentar lidar melhor com a influência crescente dos fundos que monitoram tendências em vez de analisar os fundamentos do mercado.
A gigante brasileira do açúcar Raízen e a francesa Sucres et Denrées formaram parcerias para desenvolver modelos que ajudarão a prever oscilações de preços. A Alvean, a maior trading de açúcar, a Louis Dreyfus e a ED&F Man Holdings optaram por contratar traders quantitativos para desenvolver soluções internas.
Lidando com preços e margens deprimidos, as tradings procuram avançar em mercados cada vez mais influenciados por negociações automatizadas e de alta velocidade. Entender o que impulsiona os chamados fundos sistemáticos pode ser fundamental nesta temporada e na próxima, quando fatores externos como as oscilações cambiais e do petróleo poderão ter um impacto maior no mercado bastante equilibrado do açúcar.
ETANOL E DIESEL GANHAM FORÇA, E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL CRESCE 4% EM JANEIRO
Depois de se manter praticamente estável em 2018, o consumo de combustíveis começou o ano em alta. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), as vendas cresceram 3,8% em janeiro, ante igual mês do ano passado, para 11,215 bilhões de litros.
Tradicionalmente vinculada ao desempenho da economia, sobretudo ao agronegócio e indústria, a comercialização de diesel cresceu 6,1% no primeiro mês do ano, para 4,4 bilhões de litros. Em 2018, as vendas do combustível aumentaram 1,4%.
Já o consumo de gasolina manteve a trajetória de baixa iniciada em 2018, em meio à perda de competitividade para o etanol. Depois de fechar o ano passado com uma queda de 13,1%, a comercialização da gasolina caiu 7,9% em janeiro, para 3,1 bilhões de litros.
Mais Artigos...
- SÃO MARTINHO REDUZ PREVISÃO DE CRESCIMENTO NA MOAGEM DE CANA EM 2019/20
- SÃO MARTINHO AVALIA QUE CLIMA AFETA PRÓXIMA SAFRA DE CANA DO CENTRO-SUL
- EX-TRABALHADORES ACIONAM GOVERNO PARA REATIVAR USINA EM PERNAMBUCO
- ATR SP: VALOR ACUMULADO SOBE 0,40% EM DEZEMBRO
- AÇÚCAR BRUTO TOCA MÁXIMA EM QUASE SETE SEMANAS NA ICE