PREÇO DO ETANOL É ATRATIVO EM 65% DO MERCADO BRASILEIRO
Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) revelam que o desempenho médio do biocombustível hidratado em relação à gasolina C é vantajoso em sete estados, mais o Distrito Federal.
Ao dividir o preço do produto pelo do seu concorrente fóssil, os consumidores têm notado diferenças recordes nas bombas. A paridade entre os dois combustíveis tem ficado abaixo de 73% tanto em locais onde o combustível renovável é mais consolidado - Mato Groso (54,8%), São Paulo (57%), Minas Gerais (59,2%), Goiás (59,9%) e Paraná (61,9%), como também em estados normalmente pouco atrativos para o consumo do renovável, dentre eles o Distrito Federal (69,9%), Rio de Janeiro (66%) e a Bahia (71,8%).
“Juntos, estes mercados representam 65% do consumo nacional de combustíveis (gasolina/ etanol). Isso indica a forte competitividade do biocombustível, que, somente em julho, viu a sua participação nos combustíveis do ciclo Otto aumentar para 27,31%, percentual que só não foi maior do que o registrado em outubro de 2010 (27,50%)”, afirma o diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.
No mês passado, o Brasil consumiu 1,60 bilhão de litros do hidratado, a maior demanda mensal registrada em 2018 - crescimento de 7,62% sobre junho deste ano.
Fonte: Unica
ITAÚ BBA DIZ QUE 18 USINAS DE CANA NO BRASIL TÊM DIFICULDADE EM MANTER OPERAÇÕES
O banco de investimento Itaú BBA estima que 18 usinas de açúcar e etanol do centro-sul do Brasil não estão gerando caixa suficiente para manter suas operações, disse nesta terça-feira o chefe de negócios em agricultura do banco, Pedro Fernandes.
A instituição fez uma avaliação da situação financeira de 75 produtores de açúcar e etanol no centro-sul do Brasil, que representam uma capacidade total de processamento de 475 milhões de toneladas de cana.
O banco ainda estima que outras 22 empresas mal têm conseguido gerar recursos suficientes para cobrir serviços da dívida e para manter níveis adequados de renovação dos canaviais.
Por Marcelo Teixeira
Fonte: Reuters
Mais Artigos...
- USINAS DE ETANOL DE TRÊS ESTADOS ESTÃO PRONTAS PARA VENDA DIRETA AOS POSTOS
- SETOR PRIVADO CRITICA MODELO DE SUBSÍDIO PARA O DIESEL
- COPERSUCAR PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
- USINAS LISTADAS PRATICAMENTE DOBRAM ESTOQUE DE ETANOL NO 1º TRI DA SAFRA 2018/19
- AÇÚCAR/CEPEA: INDICADOR DO CRISTAL REGISTRA QUEDA EM SETE DIAS