ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

PRAGA ATACA CANAVIAIS DE PERNAMBUCO COM DESTRUIÇÃO DE 15 TONELADAS POR HECTARE

Cigarrinha ataca a raiz da cana e provoca prejuízo na Zona da Mata Sul

Depois de enfrentar cinco anos de seca, os produtores de cana agora estão preocupados com a volta do período chuvoso que tem contribuído  para o desenvolvimento de pragas. A infestação da Cigarrinha da Raiz, inseto oriundo do norte do estado de Alagoas, tem se alastrado nos canaviais de toda a Zona da Mata Sul pernambucana. Inicialmente, ela ataca a raiz e retira nutrientes da plana. Secam as folhas e apodrecem. A cana também deixa de absolver água. Com isso, reduz-se a produção. Estima-se uma perda de 15 toneladas por hectare. E as que sobrevivem perdem a capacidade de reter açúcar, reduzindo seu valor de mercado.

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) vem atuando para controlar a praga. O Departamento Técnico da entidade tem apostado na produção de um fungo (Metarhizium anisopliae) para o controle biológico da Cigarrinha da Raiz (Mahanarva fimbriolata). "Nosso associado está recebendo-o gratuitamente. O uso de práticas culturais de controle biológico permite a redução da população desta praga a um custo inferior ao obtido com o controle químico e sendo mais eficiente", diz Paulo Giovanni, vice-presidente da AFCP e diretor do Departamento Técnico do órgão.

O fungo Metarhizium anisopliae também está à venda pela AFCP para os produtores não associados. Em casos mais extremos da infestação e quando é necessário o uso de produtos químicos, o dirigente lembra ao produtores de cana que a Cooperativa de Agronegócios da entidade (Coaf) ainda comercializa produtos para este combate químico, sendo vendido a preços menores que os praticados pelo mercado, a exemplo do inseticida Actara. Pode-se consultar o Departamento Técnico sobre qual a melhor forma de controle. No geral, Giovanni alerta que quando a praga já estiver em estado avançado, com efeito descontrolado no canavial, é recomendável usar o controle químico.

ETANOL PODE AJUDAR NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, DIZ PRESIDENTE DA PETROBRAS

Pedro Parente, presidente da Petrobras, afirmou na tarde desta quarta-feira em Nova York que uma boa produção de etanol pode compensar, no preço final dos combustíveis ao consumidor, a elevação da cotação do petróleo e do dólar por motivos externos.

Segundo ele, há notícia de uma boa produção de cana de açúcar no país - o que tende a baratear o preço do etanol, tanto vendido diretamente quanto ao adicionado á gasolina.

— Outro aspecto importante é o preço do etanol, a gente está vendo informações de uma boa produção de etanol no país que certamente vai ajudar a contrapor o aumento do óleo — disse Parente.

Após participar de um fórum de presidentes de empresas promovido pelo Banco Itaú na capital americana, Parente afirmou que diversos fatores afetam o preço final. Ele lembrou que o preço da gasolina na refinaria está por volta de R$ 1,90, todo o restante sendo composto por impostos, distribuição e pelos postos de combustíveis.

— O preço da refinaria e uma parcela pequena, depende de outras parcelas onde impostos é a parcela mais importante e tem o clima competitivo entre as distribuidoras e os postos de gasolina. Então é muito difícil antecipar o que vai acontecer — disse ele, quando questionado se o preço dos combustíveis deveria subir no curto prazo.


Fonte: Jornal O Globo

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda