ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE BIOMETANO POR DIGESTÃO ANAERÓBICA

*Alexandre Mater, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, cofundador da Stride Inteligência Ambiental, gestor na Sadia, BRF e Belo Monte - Gestão global de projetos de meio ambiente, utilidades e manutenção. Mais de 20 anos de atuação industrial. **Francisco Dutra Melo,Msc Engenharia Química ,Pesquisador Estação Experimental Cana de Açúcar- Universidade Federal Rural de Pernambuco. ***Otaviano Rocha, Engenheiro mecânico, pós graduado e com MBA em gestão industrial, mas de 20 anos de experiência em diversos processos, indústria alimentícia, sucroalcooleira, geração de energia.

Para baixar o artigo, clique AQUI

O ENCONTRO DO ETANOL COM O HIDROGÊNIO

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou na quarta (4) as diretrizes do Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2).
Como adiantado pela Diálogos da Transição, a estratégia é facilitar as diferentes rotas de produção do combustível.
O conjunto de diretrizes (.pdf) apresentado ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) prevê ainda a criação de um Comitê Técnico, com seis eixos de atuação.
Entre as diretrizes, estão:
Aproveitar o gás natural nacional com captura e armazenagem de CO2 para produção de hidrogênio azul; e a competitividade das renováveis para o hidrogênio verde e as possibilidades trazidas pelos biocombustíveis, como etanol e biogás.
Um caminho é a produção de hidrogênio pela reforma a vapor do etanol e outros biocombustíveis e a biocaptura de carbono (BioCCS).
“A fórmula química do etanol – C2H5OH – mostra que ele tem bastante hidrogênio. Existe no Brasil uma tecnologia única no mundo de conversão de etanol em hidrogênio”, conta Edmundo Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool).

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda