ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

COMUNICADO QUEIMA DE CANA

Com relação à Queima de Cana, estamos aqui à sua disposição para realizarmos a licença da queima. Prazo até dia 16/08/21.
Para isso solicitamos que tragam ao Sindicape a seguinte documentação.

Download AQUI


GEADA AMEAÇA MILHO E PODE ATINGIR CAFÉ DO PARANÁ E CANA DO SUL DE SP E MS

Uma massa de ar polar segue ganhando intensidade no país e deve provocar nesta semana geadas fortes em áreas agrícolas, com riscos elevados para o milho do Paraná, segundo maior produtor brasileiro do cereal, cuja safra já sofreu severas perdas pela seca, de acordo com especialistas.

É possível, segundo a meteorologia, que geadas atinjam até mesmo áreas de café ao norte paranaense, que atualmente não tem a mesma importância para esta commodity como teve no passado a safra do Estado deve representar menos de 2% da produção nacional.

Além do Paraná, geadas estão previstas para áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, onde estão situadas algumas lavouras de cana, segundo boletim da Rural Clima.

O Simepar, órgão de monitoramento do Paraná, apontou geadas fortes para terça-feira em uma grande faixa central do Estado, desde o oeste.

Geadas moderadas e fracas estão previstas em praticamente todo o Estado na terça-feira.

Na quarta-feira, o frio se intensifica, e a maior parte do norte e oeste do Paraná deverá ter geada forte, enquanto o restante do Estado terá o fenômeno com intensidade moderada, segundo o Simepar.

“A intensa massa de ar frio e seco se estabelece sobre a região Sul do Brasil e aumenta o frio em todas as regiões paranaenses. Com exceção das praias, há previsão da formação de geadas para todas as demais áreas do Paraná…”, disse o Simepar em boletim nesta segunda-feira.

O Simepar projeta para quarta-feira temperaturas negativas no sul, centro, Campos Gerais, sudoeste, sul da região metropolitana de Curitiba e inclusive em municípios da região norte, onde o frio costuma ser mais ameno que em outras áreas.

“A massa de ar polar de fortíssima intensidade provoca geadas severas em grande parte das áreas produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai e Mato Grosso do sul e sul de São Paulo”, disse o agrometeorologista da Rural Clima Marco Antônio dos Santos.

Mais ao sul, como é o caso do Rio Grande do Sul, o milho está praticamente colhido, o que reduz riscos de perdas expressivas.

No caso do café do Paraná, eventuais geadas teriam efeito no próximo ano, já que a colheita deste ano está em andamento.

Santos confirmou previsões de geadas para terça-feira, observando que a massa polar ganha intensidade na quarta-feira, confirmando expectativas da semana passada.

“Com isso a situação está complicadíssima para o milho safrinha do oeste e sul do Paraná, para Mato Grosso do Sul, Paraguai, e podendo atingir algumas áreas de cana e café do norte do Paraná e sul de São Paulo”, comentou.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda