Dados do Cepea indicam recuperação de empregos no agronegócio
Segundo dados levantados pelo Cepea, a população ocupada no agronegócio no terceiro trimestre de 2020 cresceu 1,3%
A população ocupada no agronegócio no terceiro trimestre de 2020 cresceu 1,3% em comparação com o trimestre anterior (o equivalente a um aumento de aproximadamente 217 mil trabalhadores), totalizando 16,94 milhões de pessoas, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na mesma base de comparação, o número de ocupados no Brasil foi em sentido contrário, com diminuição de 1,06%, ou cerca de 883 mil pessoas.
Segundo pesquisadores do Cepea, esse comportamento é um indicativo de recuperação no mercado de trabalho do agronegócio após o período considerado, até então, o mais crítico em termos dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor (especialmente de abril a junho).
Etanol/Cepea: indicadores recuam no encerramento de novembro
A última semana de novembro foi marcada por ritmo menor de negócios envolvendo os etanóis hidratado e anidro, com apenas volumes pontuais sendo adquiridos por distribuidoras. Segundo pesquisadores do Cepea, nem mesmo a valorização da gasolina A foi suficiente fazer os compradores voltarem ao mercado. Diante disso, os preços se enfraqueceram no mercado paulista no encerramento do mês. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado (preço ao produtor) foi de R$ 2,0707/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) entre 23 e 27 de novembro, leve baixa de 0,18% em relação ao da semana anterior. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 2,4184/litro (sem PIS/Cofins), redução de 0,08% no mesmo período.
Fonte: Cepea
Mais Artigos...
- Açúcar/Cepea: liquidez diminui, mas preço segue firme
- CCT 2020/2021
- Petrobras anuncia queda de 5% no preço da gasolina nas refinarias
- EUA e Brasil veem espaço para avanço do etanol antes de transição para elétricos
- MERCADO DO AÇÚCAR SENTE FALTA DE UMA TENDÊNCIA GERAL CLARA; PREÇOS CAEM NAS BOLSAS INTERNACIONAIS