Vereadores proíbem queima da palha em Ribeirão Preto
O relator do projeto na comissão, Maurício Gasparini (PSDB), disse que o projeto não tinha mérito devido a antecipação para 2017, para que o fim da queima da palha
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, SP, considerada a capital do agronegócio, aprovou projeto que proíbe a queima de palha dos canaviais na cidade, na última sexta-feira, 4 de julho. O projeto prevê multas entre R$ 66,4 mil a R$ 676,7 mil às usinas e aos arrendatários que descumprirem a medida nas zonas rural e urbana.
Roberto Rodrigues se mostra otimista com diálogo com governo
Apesar da melhora, presidente do conselho deliberativo da Unica ainda espera ações concretas
Há cerca de um mês, quando o presidente do conselho deliberativo da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Roberto Rodrigues, e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se reuniram, a relação entre o setor sucroenergético e o governo federal melhorou. É o que disse o ex-ministro da Agricultura em entrevista à Agência Estado, nesta semana. “Estou otimista, com esperança, porque o Mercadante é um homem sério; mas ainda não estou contente. Ainda estou pagando para ver”, disse Rodrigues.
O representante explicou que até a entrada de Mercadante nas negociações com o setor, as conversas se restringiam ao campo técnico. Desde o encontro, o debate avançou. “A entrada de Mercadante no processo abriu uma frente de negociação clara e positiva. O fato de ele ligar para mim para desmentir a notícia do aumento da mistura (do etanol à gasolina) para 26%, e de me chamar para uma conversa mostram que o governo engatou uma marcha diferente da que tinha até agora. Se ela vai chegar a uma estação adequada, veremos”, afirmou.