SUSTENTABILIDADE DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA É RECONHECIDA PELO MUNDO
Estudo da Science e pesquisa de ONG de cientistas para produção ambiental mostram que Brasil conjugou a redução do desmatamento ao aumento da produção de alimentos
Brasília (06/06) – Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil ganha três motivos para comemorar, todos relacionados à sustentabilidade da agropecuária nacional. A publicação de um estudo na edição mais recente da conceituada revista Science e a apresentação de uma pesquisa na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), além de relatório de sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostram que o Brasil produz alimentos sem abrir novas áreas de produção, preservando o meio ambiente.
Estudos vão definir alta de anidro na gasolina
O governo decidiu avançar nas discussões com o segmento sucroalcooleiro e prepara um plano de trabalho, que será executado a partir da próxima semana, para realizar estudos técnicos sobre o desempenho de motores automotivos e verificar a elevação do percentual de etanol anidro na mistura da gasolina que pode ser feita no curto prazo.
Atualmente em 25%, o percentual poderia chegar a 27,5%, mas a indústria automobilística resiste a um eventual aumento do limite da mistura obrigatória em função do impacto sobre os carros à gasolina.
Em até dez semanas, o governo espera definir um percentual de consenso para a mistura do etanol na gasolina, a partir de estudos técnicos coordenados pela Petrobras. O governo federal também quer incentivar, no âmbito do Inovar-Auto, linhas de pesquisa para melhorar a eficiência do desempenho do etanol com a finalidade de aumentar a competitividade e incentivar o desenvolvimento de motores a álcool, e não apenas adaptados para esse tipo de combustível.