Unica analisa ATR neste início de safra
Em nota, a entidade diz que o indicador não reflete a realidade do setor sucroenergético
Em relatório divulgado na manhã desta terça-feira, 13 de maio, a Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar informou que a concentração de ATR – Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de matéria-prima processada atingiu 110,20 kg na segunda quinzena de abril, ante 113,76 kg computados em igual período da safra 2013/14. Os dados são válidos para as usinas do Centro-Sul.
Em nota, a entidade diz que o indicador não reflete a realidade do setor sucroenergético. “Na prática, análises laboratoriais indicam que a qualidade da matéria-prima está superior àquela registrada em 2013; em contrapartida, há um volume expressivo de cana-de-açúcar que não está sendo colhido no ponto ideal de maturação, pois o manejo da colheita está sendo conduzido visando corrigir os problemas oriundos tanto da geada ocorrida na safra passada quanto da seca observada no início de 2014”.
Em relação à produtividade agrícola, levantamento realizado pelo CTC – Centro de Tecnologia Canavieira indica que o rendimento médio da lavoura colhida em abril totalizou 75,30 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, frente a 83,00 toneladas computadas no mesmo mês do ano anterior – redução de 9,28%.
Para Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, os números já eram previstos. “Essa queda já era esperada e reflete o longo período de seca verificado no início de 2014. Ademais, nossa principal preocupação refere-se às áreas que serão colhidas nos dois últimos meses da atual safra, pois estas permanecem afetadas pela escassez de chuvas enfrentadas em muitas regiões canavieiras, principalmente no Estado de São Paulo”, acrescentou Rodrigues.
AMPLIAÇÃO DO VALOR DO BENEFÍCIO GARANTIA-SAFRA
OS PRESIDENTES DO SINDICAPE, GERSON LEÃO E DA UNIDA ALEXANDRE LIMA, ESTIVERAM MAIS UMA VEZ EM BRASÍLIA, REUNIDOS COM A COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DA MP Nº 635, QUE DISPÕE SOBRE A AMPLIAÇÃO DO VALOR DO BENEFÍCIO GARANTIA-SAFRA PARA A SAFRA DE 2012/2013, SOBRE A AMPLIAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL FINANCEIRO RELATIVO AOS DESASTRES OCORRIDOS EM 2012, QUE TEVE APROVAÇÃO UNÂNIME, HOJE, 14/5/14 PELA COMISSÃO. AGORA, SEGUE PARA O PLENÁRIO DA CÂMARA E DEPOIS PARA O SENADO.
OU SEJA, O RESULTADO DA REUNIÃO FOI POSITIVO PARA QUE SEJA ESTENDIDA A SUBVENÇÃO PARA OS FORNECEDORES DE CANA DE AÇÚCAR DO NORDESTE.