Produtores distribuem vale etanol durante protesto
Os 150 primeiros carros que aderiram ao protesto “Dia da Competitividade do Etanol”, que aconteceu ontem, 24 de abril, na região de Jaú, SP, foram presenteados com um Vale Etanol de 20 litros. Idealizado para demonstrar a indignação do setor diante da falta de políticas públicas de incentivo ao produto, impulsionou a distribuição de 3 mil litros do combustível no centro da cidade de Jaú. “Já que não tem valor para o país, decidimos distribuir gratuitamente o produto”, enfatizou Eduardo Romão, presidente da Associcana.
A distribuição do Vale Etanol aconteceu simultaneamente ao manifesto, onde os 150 primeiros carros que aderiram ao Movimento colando o adesivo de apoio, receberam os vales de 20 litros, cada.
O Ministro da Fazenda não Compreende o Setor Sucroenergético
Desperto para uma quinta-feira cheia de atividades, como quase todos os brasileiros da produção que lerão este texto. Tomo o café assistindo notícias da TV, que pela manhã concentram o show de horrores de ônibus queimados, caixas estourados, tiros dados e acertados, invasões, corruptos indiciados e outros brindes. Simultaneamente leio os jornais, começando pelo esporte, depois cultura, economia e termino na política, onde volta o show de horrores. Recorto algo para processar melhor e refletir, normalmente opiniões. Ainda gosto da leitura no papel.
Mas hoje travei na página B10 do Estadão, na matéria “Governo descarta aumentar 2,5% de etanol na gasolina”. Esta medida foi defendida na Carta de Campo Grande, com políticas públicas e privadas ao setor. Bem planejada, só traria benefícios econômicos, ambientais e sociais à sociedade, seja à Petrobras, à balança comercial, emissões de carbono, geração de empregos e à cadeia produtiva. Especialistas de universidades declararam não acreditar que carros antigos sofram com esta pequena adição.
Destacada na matéria, a frase do Ministro da Fazenda: "Sempre é possível aumentar, mas neste momento não estamos cogitando. Hoje a mistura é de 25% e nós agora estamos num período em que o etanol aumenta sua produção. Estamos começando a safra e vai reduzir o preço do etanol e também dos combustíveis".