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SELO ENERGIA VERDE TEM 51 USINAS CERTIFICADAS EM 2021

Com a adesão da Bioenergética São Martinho, o programa Selo Energia Verde atingiu a marca de 51 usinas certificadas em 2021. Juntas, têm o potencial para produzir, anualmente, mais de 11 mil GWh. 64% deste volume é ofertado na rede e chega a milhares de lares brasileiros. O restante, 36%, é para o autoconsumo.

O potencial de geração das usinas certificadas, por exemplo, é superior a toda energia elétrica produzida no Brasil, em 2020, com carvão mineral. Isso significa menos poluição do ar, já que a energia gerada nessas usinas deve evitar a emissão de mais de 3 milhões toneladas de CO2. Para retirar essa quantidade de gás poluente do ar é necessário cultivar 21 milhões de árvores nativas por 20 anos.

DIESEL RENOVÁVEL NA MATRIZ DE BIOCOMBUSTÍVEIS TRAZ BENEFÍCIOS AO PAÍS

Biodiesel, que tem uma reserva controversa no mercado brasileiro, pode causar entupimentos em filtros e bombas de veículos

O debate sobre a entrada do diesel renovável na matriz de biocombustíveis do Brasil tem repercutido significativamente, mas infelizmente informações incorretas são propagadas para evitar a entrada deste concorrente do biodiesel. Enquanto o diesel renovável já é usado na Europa e nos EUA, em taxas crescentes há dez anos, sua comercialização no Brasil ainda está em discussão no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com definição prevista para 2021. Nesse cenário, é importante que o debate público seja feito em alto nível, com critérios técnicos e informações verdadeiras.

Atualmente só o biodiesel éster pode ser utilizado na parcela de biocombustíveis misturados ao diesel derivado do petróleo no Brasil. Na atual regulamentação, 12% de biodiesel compõe a mistura vendida nos postos. Patenteado em 1937, o biodiesel possui contaminantes que podem causar entupimentos em filtros e bombas dos veículos, se usado em teores superiores a 10% no produto final. Além disso, o biodiesel possui metais que, em motores modernos, afetam os catalisadores de tratamento, permitindo a emissão de mais poluentes, como óxidos de nitrogênio e material particulado, em relação a biocombustíveis mais modernos. O uso do biodiesel éster foi limitado a 7% na mistura ao diesel de petróleo na Europa. Testes realizados com teores de 10% ou mais de biodiesel mostram problemas nas emissões veiculares.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda