ATR

Confira o ATR de Novembro 2017.

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar. Atualizado em 13/06/2017

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado. Atualizado em 24/11/2017.

Saiba Mais..

Setor sucroenergético vive “consolidação silenciosa”, diz Rabobank

A indústria brasileira de açúcar e etanol passa por uma “consolidação silenciosa”, diz o Rabobank à coluna do Broadcast Agro. “Os grupos em melhor situação têm aproveitado a cana já plantada em usinas que fecharam unidades ou reduziram a moagem”, conta Manoel Queiroz, gerente sênior de Relacionamento do banco no Brasil.

De acordo com ele, o crédito atualmente é demandado apenas por companhias “sobreviventes” da crise vivida pelo setor, que visam aumentar a eficiência e o processamento em unidades próprias. Amostra do Rabobank entre clientes do segmento aponta aumento de moagem de 16% dessas companhias em um período recente, marcado pelo fechamento de quase 80 usinas no País.

Ainda segundo o gerente, para o médio prazo, não existe demanda de crédito por novos projetos. “O cenário é da continuidade da consolidação”, diz Queiroz.



Fonte: Agência Estado

Safra de cana-de-açúcar está chegando ao final no Paraná

O processamento de cana-de-açúcar 2017/18 vai se encaminhando para o final no Paraná. Até setembro, segundo relatório da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), já haviam sido realizados 76% do volume previsto para a safra, que é de 36,762 milhões de toneladas.

A quantidade colhida nas regiões das 26 indústrias que atuam no segmento, no noroeste e norte do estado, somava 28,103 milhões de toneladas ao final daquele mês, 9,6% abaixo em comparação ao montante processado até a mesma época no ciclo anterior (2016/17).

Segundo a entidade, esse atraso se justifica porque a operação de colheita iniciou um pouco mais tarde neste ano.

Das 26 indústrias, duas já encerraram o ciclo operacional e, de acordo com a Alcopar, a previsão é que as demais unidades completem seus trabalhos até o dia 15 de dezembro. A produção de açúcar é projetada em 2,848 milhões de toneladas e, a de etanol, em 1,176 bilhão de litros.

A cana-de-açúcar está presente na economia de cerca de 140 municípios paranaenses, havendo a maior concentração de lavouras na região entre Maringá e Umuarama. No total, são 645 mil hectares de áreas cultivadas no Paraná. Somando o efetivo empregado no campo e nas indústrias, o segmento responde por aproximadamente 40 mil postos de trabalho diretos.

O presidente da Alcopar, Miguel Rubens Tranin, comenta que após passar por uma crise profunda, que avançou por quase uma década, o setor entende que os próximos anos podem ser melhores. "Os desafios ainda são muitos, assim como as dificuldades, mas há uma firme convergência de esforços para superá-los."



Fonte: Umuarama Ilustrado

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda