ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar.

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

‎Fiagros: O potencial do agro vai muito além do que o mercado percebe

Anos atrás, quando visitei, pela primeira vez, fazendas no Mato Grosso, tive a oportunidade de conhecer um mundo novo, o universo “agro”, que não era tão grande e ainda estava, em parte, preso à informalidade.

Os produtores rurais mal sabiam controlar a contabilidade. A gente anotava dados financeiros que eles tinham de cabeça e ditavam. Não era simples para o mercado em geral e para o setor financeiro fechar negócios ou aportar recursos porque os dados disponíveis não mostravam, com exatidão, a verdadeira situação de cada produtor rural.

Contudo, o tempo passou, e hoje, o agronegócio é o setor econômico mais pujante do Brasil. Sozinho, representa 25% do PIB, e essa participação tende a aumentar nos próximos anos. E pensar que todo esse crescimento ocorreu com poucos instrumentos de financiamento disponíveis.

No começo era praticamente um: os bancos. E ainda assim, os empréstimos eram feitos, de forma geral, com base no CPF dos produtores, porque as fazendas eram propriedades familiares e não empresariais.


Contratos futuros do açúcar fecham a semana em alta

Com a oferta apertada devido a problemas na produção de países como a Índia, China, Tailândia e na União Europeia, os contratos futuros do açúcar fecharam a última sexta-feira (5) em alta nas bolsas de Nova York e Londres, retornando aos patamares da semana anterior, quando a commodity bateu recordes de preços dos últimos 11 anos e meio.

Na ICE Futures de NY, o açúcar bruto foi negociado, na tela julho/23, a 26,32 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 80 pontos no comparativo com os preços da véspera. Já a tela outubro/23 subiu 78 pontos, contratada a 25,97 cts/lb. Os demais lotes subiram entre 5 e 71 pontos, com exceção do lote maio/25 que caiu 4 pontos.

Segundo operadores ouvidos pela Reuters, uma "correção observada desde as máximas da semana passada parece ter terminado, com interesse de compra abaixo de 25 centavos. Eles (comerciantes) esperam que o mercado permaneça firme no curto prazo devido à escassez de oferta na Índia, Tailândia, China e União Europeia".

Na semana passada a Datagro Consultoria estimou a produção de açúcar na região centro-sul do Brasil, maior produtora do país, em 38,3 milhões de toneladas, número 13% maior que a safra anterior e muito próximo do recorde de produção da região. "No entanto, as traders Sucden e Dreyfus veem limitações na capacidade de exportação do Brasil este ano", destacou, ainda, a agência internacional de notícias.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda