ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar.

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Mercado de açúcar: Fortes emoções à vista

O mercado de açúcar em NY encerrou a sexta-feira a 12.78 centavos de dólar por libra-peso, um aumento bastante robusto em relação à semana anterior (que foi de 12.22). Nós assistimos à expiração do contrato futuro de açúcar de NY com vencimento julho/2019 seguida de uma entrega surpreendente e recorde de 2.1 milhões de toneladas de açúcar, quebrando a marca anterior ocorrida em maio de 2015.

Entregas volumosas normalmente são percebidas com indisfarçável tom baixista, mas não se pode generalizar que essa se inclua nessa categoria. Um volume dessa proporção evidentemente manifesta que os vendedores (curiosamente, 97% do volume de empresas com base na Ásia) não conseguiram melhor preço do que aquele negociado pela Bolsa, ou não conseguiram se livrar dos açúcares que possuíam nas origens sem oferecer descontos que forçosamente teriam que ser maiores do que o custo de carregarem o próprio açúcar até que os compradores apresentassem o navio.

Há de se refletir, com o devido cuidado, que uma entrega nessa altura da safra do Centro-Sul, em que apenas 30% do que se estima moer já foi moído, pode ser um enorme incentivo para que as usinas continuem se beneficiando da produção de etanol e, consequentemente, podem caminhar para uma redução significativa de açúcar para o mix desta safra.

Petrobras Biocombustível tem alta de 35,3% na comercialização de biodiesel no 4º bimestre

A Petrobras Biocombustível teve um aumento significativo da comercialização de biodiesel entre julho e agosto deste ano. No quarto bimestre, a companhia fechou um volume 35,3% maior do que no terceiro bimestre, maio e junho. O resultado é fruto das melhores condições de mercado, com a recente elevação do mandato de biodiesel, bem como da estratégia comercial adotada pela companhia, informou a Petrobras.

As negociações do período resultam no segundo maior prêmio já negociado para a Usina de Candeias desde o início do modelo de comercialização direta, iniciado em janeiro do ano passado. Com isso a perspectiva é de margem de contribuição positiva pela primeira vez no ano."Tivemos resultados acima da expectativa para a comercialização neste quarto bimestre de 2023. O aumento do mandato do biodiesel de 10% para 12%, a obtenção do benefício fiscal na Bahia e a alta qualidade dos nossos produtos em relação aos concorrentes ajudam a explicar esse melhor resultado", disse o presidente da companhia, Rodrigo Leão.

A Usina de Candeias (UBC), ainda segundo a empresa, conseguiu fechar novas comercializações após seis meses sem atividades. Com a etapa de comercialização já concluída, a UBC já se encontra mobilizada para o retorno de suas operações, com previsão de expedição de biodiesel a partir de 1º de julho de 2023.

Pela Usina de Montes Claros, houve comercialização de biodiesel com blend médio esperado de 90% de gorduras animais, matéria-prima cada vez mais almejada em alguns mercados, principalmente Europa e Estados Unidos.

Isso, segundo a Petrobras, colocará a UBMC em patamar de utilização de gorduras muito acima da média nacional e, somado à recente certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), abrirá perspectivas de novos mercados ao biodiesel da Petrobras Biocombustível observando critérios de sustentabilidade, como redução de emissões de gases de efeito estufa e utilização de resíduos.

Broadcast

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda