ATR

Confira o ATR de Janeiro 2020.

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar. Atualizado em Julho/2019

Saiba Mais..

Etanol

Cotação semanal do Álcool Anidro Combustível e Hidratado. Atualizado em Julho/2019.

Saiba Mais..

FIM DE CRISE NO SETOR AÇUCAREIRO DESPERTA DÚVIDAS

Mergulhado em uma crise histórica, com os preços muito baixos, o setor açucareiro prevê uma melhoria para o fim de 2019, mas o alcance da recuperação divide o mercado.

- Por que os preços caíram?Dois fatores principais levaram à queda dos preços. O fim das cotas europeias de açúcar em outubro de 2017 e o consequente aumento da produção levaram o mercado europeu a ter um excesso de oferta. Além disso, especialistas destacam que dois grandes produtores também ampliaram a quantidade de mercadoria disponível no mercado mundial desde 2017 e 2018.

O primeiro é a Índia, que produzia entre 22 milhões de toneladas (Mt) e 28 Mt, e "nos últimos anos (produz) 32 Mt, 33 Mt", explica Xavier Astolfi, diretor adjunto do grupo Cristal Union, segundo maior do setor açucareiro francês.

MELAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR É USADO PARA ADUBAR POMARES

Produtores de frutas do Vale do São Francisco, em Pernambuco, estão usando melaço de cana-de-açúcar para adubar os pomares, com bons resultados.

O melaço concentrado é o resultado da fervura da cana. Ele é diluído em um tanque e vai direto para o sistema de irrigação, e pode ser usado em qualquer cultura.

"O consumo de melaço para a produção de uvas e mangas está aumentando muito recentemente. A utilização na aplicação terrestre tem aumentado os resultados de produtividade na região", diz o engenheiro agrônomo Paulo Ximenes.

O parreiral de uva inteiro está recebendo o nutriente extra em uma propriedade em Petrolina. O resultado é que os cachos estão com as bagas maiores e também mais vistosas.

"(Tivemos) muitas melhoras sobre a questão da coloração, do vigor, da qualidade do fruto. Está bem melhor", diz o produtor Ebio Lima.
O produto natural, além de ser um excelente fertilizante, também pode se tornar um aliado no combate às pragas.

"Se você utiliza ele juntamente com um agente de controle de pragas, ele aumenta a eficiência, gerando uma economia para o produtor", diz Paulo.

Na plantação de mangas cuidada por Estevão Alves Ferraz, as árvores recebem a adubação doce pelo menos uma vez por semana. Segundo o produtor, a economia com o uso do melaço chega a 20% em relação ao uso de outros produtos.

"Eu observei melhora na coloração da folha, no brilho da folha, na vida da planta", diz o técnico agrícola.

Os produtores compram o melaço de uma usina de cana da região e paga R$ 2,50 por litro.

Fonte: Globo Rural

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda